segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dias de Sol

Aproveitando um destes dias de Sol, resolvi ir dar um passeio até à Torre da Gadanha… O que em tempos foi uma estação cheia de vida e movimento é hoje uma sombra do passado e um local ao abandono, estando subaproveitada.


Nos tempos áureos deste povoado, Montemor dispunha de comboios para toda a parte do país através do Ramal de Montemor e Linha do Sul (Actual Linha do Alentejo), movimento esse que durou até ao fim dos anos 90, bem além do encerramento do Ramal de Montemor em 1988.


Recentemente a linha do Alentejo sofreu uma profunda modernização entre Évora e o Vidigal (Vendas novas), sendo electrificada e equipada com modernos sistemas ferroviários de circulação e segurança, comboios mais rápidos, cómodos e competitivos, permitindo reduzir distâncias.

No entanto não se compreende como continua ao abandono a Torre da Gadanha, estação que poderia servir a cidade de Montemor, visto que dista apenas 9 km da nossa cidade (outras estações funcionais têm uma maior distância entre a cidade e as estações e com piores acessos) com uma estrada em perfeitas condições de circulação.

O Ramal de Montemor não abre mais, nem poderia, nunca seria competitivo, no entanto a câmara paga 2 mil euros anuais à REFER para ter em exploração uma ecopista e não se compreende porque não exerce pressão sobre a REFER para que a Torre da Gadanha possa servir Montemor, trata-se de um cenário perfeitamente exequível (exemplo de Coruche na Linha de Vendas Novas).

Senhor presidente, penso que está na altura de ponderar mais esta alternativa de transportes aos montemorenses, numa altura que tanto se debate os gastos energéticos e o custo dos combustíveis, muita gente prefere o comboio ao autocarro, devido à sua rapidez, comodidade e ao facto se não estar sujeito às complicações rodoviárias.

Porque privar os montemorenses do transporte ferroviário quando ele pode e deve ser alternativa? Não temos assim alternativa à rodovia.

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